Guia Completo sobre Orquídeas e Bromélias

Entre as plantas ornamentais mais procuradas estão espécies tropicais que ganharam expressiva presença em lares brasileiros em regiões tropicais e temperadas.

As Características Extraordinárias dasPhalaenopsis

As espécies de orquídeas são célebres pela surpreendente quantidade de híbridos apresentando aproximadamente 28.000 espécies naturais.



aqui

Naturalmente presentes em florestas tropicais e subtropicais, as orquídeas desenvolveram sistemas especializados de desenvolvimento em diversos habitats.

Conhecendo Melhor as Neoregelias

As espécies da família Bromeliaceae estão incluídas no grupo taxonômico Bromeliaceae e são primariamente originárias dos ecossistemas neotropicais.

Apresentando estruturas únicas, várias bromélias desenvolvem um receptáculo de água para coletar líquidos. Tal característica possibilita a sobrevivência em períodos de estiagem.

Técnicas de Manutenção para Flores Tropicais Especiais

Luminosidade Ideal

A maioria das orquídeas prefere exposição à luz natural sem incidência direta. Diferentemente, os exemplares de bromélias podem ser cultivadas em diversos ambientes quanto à claridade, de acordo com a variedade.

Hidratação e Ambiente Úmido

O encharcamento do substrato surge como ameaça constante ao manter estas plantas. É preferível hidratar só depois que a mistura de cultivo perder umidade.

Para bromélias com tanque central, procure manter líquido neste receptáculo trocando-a periodicamente para evitar a proliferação de mosquitos.

Material de Plantio e Adubação

Orquídeas geralmente crescem melhor em compostos diferenciados que previnem o acúmulo de umidade.

Substratos que contêm pedaços de córtex vegetal, carvão vegetal junto com componentes arejados apresentam-se adequados.

As bromélias podem ser cultivadas em variados meios de crescimento, a exemplo de formulações para espécies não-terrestres, terra rica em matéria orgânica ou mesmo afixadas em suportes lenhosos.

Situações Recorrentes e Ajustes

Pragas e Doenças

Pragas de pequeno porte e artrópodes constituem desafios recorrentes ao longo da vida destas flores.

As ações profiláticas contemplam fluxo aéreo suficiente, manter a hidratação equilibrada e inspecionar regularmente suas plantas.

Dificuldades no Florescimento

Quando o florescimento não ocorre, examine se estão sob iluminação adequada. Vários exemplares requerem de oscilação de temperatura ao longo do dia para estimular o florescimento.

O florescimento destas plantas tipicamente ocorre em episódio único em seu período de desenvolvimento, todavia originam novos indivíduos que viabilizam reprodução vegetativa posteriormente ao período florido.

Aspectos Positivos de Possuir Estas Plantas Exóticas

Além de sua beleza inquestionável, estas maravilhas naturais proporcionam vantagens ao habitat humano.

Algumas espécies ajudam para a limpeza do ambiente, eliminando substâncias nocivas e incrementando a hidratação ambiental.

A atividade de juntar vegetais tão especiais também pode proporcionar vantagens para o bem-estar, aliviando tensões e instituindo relação com o ambiente natural.

Como Iniciar sua Coleção Plantas Exóticas Tropicais

Para iniciantes, recomenda-se começar com categorias de fácil manutenção.

Variedades como as orquídeas-mariposa e bromélias do gênero Tillandsia figuram como possibilidades apropriadas para jardineiros de primeira viagem.

Procure informações com especialistas botânicos e comunidades online para incrementar sua perícia sobre estes extraordinários exemplares.



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *